close
A tendência de alimentos Free-From – você conhece?
Cozinha

A tendência de alimentos Free-From – você conhece?

Você sabia que atualmente existem diversos tipos de alimentos desenvolvidos para pessoas que apresentam determinadas alergias?

São os chamados alimentos “free”ou “livres de”. Dentre estes, o sem glúten é o maior entre estes no mercado, e também o mais bem sucedido, que evoluiu de poucos produtos em lojas especializadas para um mercado multibilionário que, hoje, aliás, se assemelha ao mercado de produtos orgânicos no mundo.

Essa tendência ganhou força após a aprovação do claim sem glúten pela Food and Drug Administration (FDA), órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle dos alimentos e medicamentos.

Os consumidores desse tipo de produto podem ser classificados de algumas formas: em have tos, no caso dos indivíduos que possuem a doença celíaca; better tos, os que se sentem melhor quando retiram o glúten da dieta, mas não são celíacos; os like tos, que preferem retirar o glúten da dieta ou reduzir sua quantidade por bem-estar ou são esportistas; e os considerers, que consideram os produtos sem glúten melhores.

Pela doença celíaca, que é a intolerância ao glúten, a busca de um estilo de vida saudável ou da perda de peso e, o consumo de produtos sem glúten cresce a cada dia mais.

Nesses produtos, as estratégias de marketing abordam:

1- Melhorar o sabor dos alimentos, sua textura e também a crocância para igualar esses produtos aos com glúten presentes no mercado

2- Torná-los alimentos para consumo diário, como cereais matinais e snacks

3- Marcas famosas e redes de restaurantes também estão criando suas versões de produtos sem glúten

4- Produtos que naturalmente não possuem glúten (a base de soja ou lácteos) também estão utilizando a alegação sem glúten

5- Esses produtos estão sendo distribuídos em grandes redes de supermercados, lado a lado com produtos regulares

6- Expansão além da padaria, com o desenvolvimento de pratos prontos e sopas isentas de glúten

7- Expansão com outras categorias free-from, como por exemplo, os produtos sem lactose

Apesar da ciência não comprovar os benefícios, e os órgãos reguladores da profissão da nutrição falarem contrariamente à restrição de glúten na dieta de pessoas que não tenham intolerância, o mercado desses alimentos continua a crescer no Brasil.

Abaixo algumas regras para o sucesso de produtos free-from:

– Garantir que os consumidores irão “sentir” os benefícios = realmente deve ser free-from.

– Garantir que os produtos sejam saborosos = mudança no perfil dos consumidores.

– Comunicação com profissionais de saúde = credibilidade.

– Investir em estratégias de marketing = mercado ainda esta amadurecendo.

– Ajudar no “self-diagnosis” = expandir o target.

Com informações SIMABESP


Fazer diferente. É a nossa principal diretriz. Ousar, questionar, surpreender. Buscar soluções inusitadas para o cotidiano das pessoas. your day, your way. Nossos Produtos: Afiador de facas, facas gourmet, moedor de sal, moedor de pimenta, descascador, tábua de corte, ralador, dentre outros.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM