close
yuze na mídia #14 – 10 lições que aprendi com minha startup antes de ganhar 1 milhão...
yuze na mídia

yuze na mídia #14 – 10 lições que aprendi com minha startup antes de ganhar 1 milhão.

10 lições que aprendi com minha startup antes de ganhar 1 milhão.

Guilherme Eiras
Guilherme Eiras

A empresa OSAKA, Startup londrinense fundada no ano de 2012 para desenvolver produtos inovadores em cerâmica avançada, atingiu seu primeiro milhão de faturamento em pouco mais de um ano de mercado.

De acordo com o sócio fundador da empresa, o engenheiro mecânico Guilherme Eiras de 26 anos, o sucesso se deu principalmente ao aliar alta tecnologia ao desenvolvimento de utensílios de cozinha inovadores, como o Afiador de Facas OSAKA e as Facas de Zircônia OSAKA.

Desde o início da comercialização dos produtos em 2013, em Londrina e região, a empresa explodiu: “Hoje são mais de 1000 Clientes em 22 Estados”, revela Guilherme. O crescimento não para por aí: Focada em inovação, a empresa já investiu R$ 200 mil no desenvolvimento do branding (marca e posicionamento de mercado) e no design de 10 novos produtos, que deverão ser lançados em 2015. O projeto só se viabilizou com o apoio do SEBRAE, que por meio de seu programa SEBRAETEC, viabiliza projetos de inovação em empresas nascentes.

Inicialmente a marca OSAKA foi criada pensado nas facas de cerâmica, devido ao novo posicionamento de mercado da startup foi criado um novo conceito de branding surgindo a marca YUZE , baseado em design thinking.

Guilherme ressalta o apoio de órgãos governamentais para o sucesso de sua startup: “O dinheiro está disponível, mas muitas vezes não há projetos, talvez por desconhecimento dos empresários ou por acharem que é muito difícil.”

Guilherme vai ser um dos mentores no Startup Weekend Londrina, o maior evento de startups mundial. Vai acontecer nos dias 14, 15 e 16 de Agosto.

Guilherme deu dicas preciosas do que aprendeu com sua startup nestes quase 3 anos de existência. Confira abaixo:

1.Esqueça o produto.

Todas as empresas sabem o que fazem; algumas sabem como fazem; poucas sabem por que existem. Focar em sua estratégia é o melhor meio de atingir o crescimento e se estabelecer no mercado. Difícil? Comece, então, pensando no seu mercado: defina uma estratégia de posicionamento e atuação de sua marca para seu público-alvo. Só depois defina os produtos. Quem pensa em produto se limita; Pense no mercado e na estratégia, e você rapidamente terá tantos produtos que sua imaginação (e conta bancária) não darão conta.

2.Lance-se o mais rápido possível.

Nossa marca foi feita no PowerPoint e nossos primeiros catálogos no Paint. Não espere o “perfeito” para começar a receber feedbacks do mercado. Eles serão indispensáveis para você nortear toda a sua estratégia e pivotar, se necessário.

3.Pivote rapidamente.

O termo é derivado do inglês to pivot (“mudar” ou “girar”) e designa uma mudança radical no rumo do negócio.
A primeira ideia de negócio da empresa foi criar facas de cerâmica. Entramos no mercado timidamente. A segunda ideia foi criar o Afiador de Facas OSAKA. Em seis meses estávamos em quase todos os estados do país. A razão? Entendemos que as pessoas compram benefícios, e não tecnologia. Busque o que seu mercado quer, e se não for o seu produto, mude. Essa é a mudança mais barata. Acredite.

4.Não tenha medo de falar com os grandes.

Nossa primeira reunião de vendas foi para colocar o Afiador OSAKA na televisão. Não deu certo, mas recentemente fomos recebidos no showroom de quem seria nosso maior concorrente – e surgiu uma parceria inesperada! Quando procuramos fornecedores, sempre falamos com os maiores da área – muitas vezes imaginamos que os preços são impagáveis – e na maioria das vezes estamos errados.

5.Invista na sua marca.

Se você nunca ouviu falar em Branding, é melhor começar: defina como sua marca será vista e percebida por seus diferentes públicos, e qual a linguagem a ser utilizada. Marca forte é aquela que oferece vantagem real ao consumidor e sabe comunicar isso com clareza. Sempre.

6.Busque parcerias.

Todos os seus projetos precisarão de (muito) dinheiro. Defina primeiro os projetos; se ele for realmente inovador e escalável, o dinheiro virá. Parcerias são fundamentais também para networking. Associe-se a entidades ligadas ao seu negócio. Os benefícios e projetos geralmente chegam por elas. Procure o SEBRAE. APEX. Associações Comerciais. Projetos setoriais. Aceleradoras. Incubadoras. Conecte-se!

7.Seu problema será o canal de distribuição.

Os problemas com o produto ficam pequenos perto dos desafios de distribuição: onde estão seus clientes? Como você fará o relacionamento? Onde encontrar representantes? Vendedores? Distribuidores? Gaste energia com essas questões desde o começo. Respondê-las será fundamental para garantir seu sucesso no mercado.

8.Clientes nem sempre tem razão…

Mas não podemos perdê-los! É melhor perder a batalha e ganhar a guerra. Invista em um CRM, seja rápido em suas respostas e esteja sempre em contato. Segmente seus clientes para gastar menos energia e dinheiro em suas campanhas. Esteja sempre um passo à frente. A entrega atrasou? Experimente ligar antes que ele reclame. O problema ainda está ali, mas a receptividade será outra, acredite!

9.Esqueça vendas consignadas.

Um de nossos primeiros clientes pegou uma pequena quantidade de afiadores consignada. Seis meses depois, quando estávamos com problemas para suprir nossa demanda, ligamos, para ver como estava seu estoque: não havia vendido nada! Consignação não funciona. Procure sempre os clientes dispostos a pagar por seu produto. Se não encontrar, mude o produto.

10.Tenha um mentor.

Procure um investidor anjo, Venture Capital, seu chefe, tio rico… enfim, pessoas com experiência e que te ajudem a tomar as melhores decisões. Sabe aquela “pergunta de 1 milhão de dólares?” Eles tem a resposta.

www.osakastore.com.br

Quer saber mais dicas deste empreendedor? Faça sua inscrição no Startup Weekend Londrina, Guilherme e muitos outros empreendedores estarão lá para tirar suas duvidas e te ajudar a criar sua startup. Esta esperando o que?

Inscreva-se no Startup Weekend Londrina AQUI.

Quer saber mais sobre este evento? Clique na pagina principal AQUI.


Fazer diferente. É a nossa principal diretriz. Ousar, questionar, surpreender. Buscar soluções inusitadas para o cotidiano das pessoas. your day, your way. Nossos Produtos: Afiador de facas, facas gourmet, moedor de sal, moedor de pimenta, descascador, tábua de corte, ralador, dentre outros.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM