close
yuze na mídia #7 – Acil
yuze - yuze na mídia

yuze na mídia #7 – Acil

Londrina confirma vocação para startups

Com três startups presentes em uma competição nacional promovida pelo Sebrae dentro da Campus Party – espécie de acampamento com palestras e workshops sobre tecnologia que ocorre anualmente em São Paulo –, Londrina vai afirmando sua vocação para o negócio.

A Yuze, startup da área industrial de utensílios de cozinha em cerâmica, chegou a se classificar para a semifinal, realizada ontem, mas não avançou para a final, marcada para hoje. As outras participantes da cidade são AdFácil e Insoccer.

Ao todo, o Paraná teve seis startups na competição, denominada Like a Boss Level 1 Up. Juntamente com São Paulo e Pernambuco, o estado foi um dos que mais tiveram representantes no evento paulistano.

Cerca de 1.000 startups de todo o País se inscreveram, mas apenas 48 foram classificadas para a etapa realizada durante a Campus Party. Com o Like a Boss Level 1 Up, o Sebrae Nacional tem o objetivo de capacitar empreendedores e contribuir para a sustentabilidade de negócios digitais no País.

Durante a tarde de ontem, as classificadas para a semifinal fizeram uma rápida apresentação sobre o seu negócio diante de um grupo de jurados, entre eles, investidores. “O Paraná entrou no jogo com seis startups. Isso é algo muito satisfatório, mostra a efetividade do que está sendo feito nesse sistema no nível de startups”, avalia Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR em Londrina.

Todas as participantes da competição já faziam parte de algum projeto do Sebrae em todo o Brasil. Para Bianchi, a participação das startups londrinenses no evento mostra que elas têm competitividade em nível nacional.

Expansão

A semifinalista Yuze é uma spin-off (nova empresa) da Angelus, indústria de produtos odontológicos de Londrina, e nasceu dentro da incubadora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2012. No ano passado, obteve cerca de R$ 1,5 milhão de faturamento e pretende esse ano dobrar o resultado com a expansão do seu mercado para o exterior – a princípio América Latina e Leste Europeu.

De acordo com Guilherme Eiras, dono da startup, o que levou a Yuze até a semifinal do Like a Boss 1 Up foi o seu modelo de negócios – já validado – e inovador, baseado em parcerias voltadas ao design de produtos e à fabricação. “Se pensássemos como uma indústria normal, a primeira coisa que faríamos seria colocar uma máquina dentro dela. Mas a primeira coisa que fizemos foi atingir o mercado com uma linha de produtos piloto e uma estratégia, e só depois produzimos buscando parcerias tanto para o design quanto para a fabricação. É um modelo de negócio enxuto.”

Roberto Rocha, que dirige a AdFácil junto ao seu sócio Alberto Pedro, conta que só a participação já rendeu troca de contatos e uma reunião um investidor. A AdFácil é especializada em campanhas de publicidade on-line. No ano passado, o negócio conquistou um aporte de 16 investidores através de uma plataforma de financiamento coletivo. “Já finalizamos o desenvolvimento e o foco agora está nas vendas.” 

Renan Akaishi, da Insoccer, um aplicativo que ajuda os amantes de futebol amador a gerenciarem times, campeonatos e partidas disponível para Android e iOS, também esteve na competição do Sebrae. “Hoje (ontem) mesmo tive uma reunião com um investidor. Estamos para fechar alguma coisa” , diz. Segundo o empreendedor, que comanda o negócio junto ao sócio Diego Faustino, a ida ao Campus Party contribuiu para o network e o feedback da startup. “Agora que já lançamos o aplicativo, precisamos de investidores para ter uma equipe fulltime, investir em marketing pesado e fazer com que o negócio se desenvolva mais rápido.”

Fonte: Acil em 01/02/2016


Fazer diferente. É a nossa principal diretriz. Ousar, questionar, surpreender. Buscar soluções inusitadas para o cotidiano das pessoas. your day, your way. Nossos Produtos: Afiador de facas, facas gourmet, moedor de sal, moedor de pimenta, descascador, tábua de corte, ralador, dentre outros.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM